jusbrasil.com.br
2 de Março de 2021
1º Grau
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

TRT7 • Homologação da Transação Extrajudicial • 0000969-77.2020.5.07.0039 • Única Vara do Trabalho de São Gonçalo do Amarante do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região - Inteiro Teor

Detalhes da Jurisprudência
Órgão Julgador
Única Vara do Trabalho de São Gonçalo do Amarante
Juiz
FERNANDA MONTEIRO LIMA VERDE
Partes
MIKAEL MARTINS OLIVEIRA, FOCKINK INDUSTRIAS ELETRICAS LTDA
Entre no Jusbrasil para imprimir o conteúdo do Jusbrasil

Acesse: https://www.jusbrasil.com.br/cadastro

PODER JUDICIÁRIO
JUSTIÇA DO TRABALHO
TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 07ª REGIÃO
Única Vara do Trabalho de São Gonçalo do Amarante
HTE 0000969-77.2020.5.07.0039
REQUERENTE: MIKAEL MARTINS OLIVEIRA
REQUERIDO: FOCKINK INDUSTRIAS ELETRICAS LTDA

SENTENÇA DE EMBARGOS DE DECLARAÇÃO

FOCKINK INDÚSTRIAS ELÉTRICAS LTDA interpôs embargos de declaração nos autos da presente ação, alegando haver erro material na decisão que homologou o acordo extrajudicial firmado entre as partes, contrariando os termos da avença ajustada, a qual estipulou, expressamente, a inexistência de vínculo empregatício, além de ter emprestado força de alvará à referida decisão para fins de levantamento de FGTS, apesar de a embargante nunca ter sido empregadora do 2º acordante, não tendo, portanto, realizado quaisquer depósitos na conta fundiária do prestador de serviços. Aduz, ainda, que, ante a inexistência de vínculo empregatício, não há se falar em incidência de contribuição previdenciária, tendo o Juízo deixado de observar a natureza indenizatória das parcelas acordadas.

Autos conclusos para julgamento.

É O RELATÓRIO.

RAZÕES DE DECIDIR:

Inicialmente, conheço dos embargos declaratórios, eis que preenchidos os pressupostos legais.

Segundo o art. 1022 do CPC/15, os embargos de declaração podem ser opostos contra qualquer decisão judicial, posto que se destina a sanar decisão eivada de obscuridade, contradição ou omissão, não se prestando a análise do mérito da sentença guerreada.

Assiste razão à embargante. O exame detalhado dos termos do acordo extrajudicial firmado entre os requerentes, por meio da petição de id 02f3897, exige que a decisão de id f2cd342 seja reexaminada, a fim de adequá-la aos termos ajustados entre os peticionantes.

Friso que avença firmada entre os requerentes atende às prescrições do art. 855-B da CLT, não havendo litígio a ser dirimido em Juízo.

Sendo assim, considerando a proposta de conciliação ID 02f3897, homologo o acordo, SEM VÍNCULO EMPREGATÍCIO, tendo em vista representar a vontade das partes envolvidas, para que surta seus jurídicos e legais efeitos, nos seguintes termos:

A reclamada FOCKINK INDUSTRIAS ELETRICAS LTDA paga ao (à) reclamante a importância líquida e total de R$3.174,14, valor já adimplido, conforme o comprovante de depósito juntado aos autos (ID. 89cd3d9).

QUITAÇÃO - Com a presente composição, o segundo acordante (MIKAEL MARTINS OLIVEIRA) confere quitação total quanto à extinta relação jurídica havida com a primeira acordante (FOCKINK INDUSTRIAS ELETRICAS LTDA - tomadora de serviços) ao longo do lapso temporal declinado pelas partes na petição de acordo (13/03/20 a 25/06/20), ressalvando-se, lado outro, eventuais danos decorrentes de acidente de trabalho e/ou doença ocupacional que posteriormente possam ser alvos de discussão judicial, os quais não se encontram albergados pelo pacto ora homologado.

FGTS/SD - Com relação aos pedidos de expedição de alvará para saque do FGTS e habilitação no seguro desemprego, há que se pontuar a notória impropriedade dos mesmos, tendo em vista que o presente procedimento de jurisdição voluntária, além de não se prestar a discutir ou descortinar a modalidade de ruptura contratual, sequer albergou o consentimento do empregador (AMERICA ENGENHARIA LTDA), de forma que os trabalhadores deverão se utilizar da via processual adequada para que possam alcançar os fins colimados.

RECOLHIMENTOS PREVIDENCIÁRIOS - levando-se em consideração que o período contratual e a base salarial informados pelas partes ensejam a fixação do valor das férias proporcionais +1/3 em quantia notoriamente inferior ao quantum acordado, determino que os recolhimentos previdenciários sejam realizados sobre o valor total do acordo, na forma do art. 43, § 3º, da Lei no 8.212/91 (conforme nova redação dada pela Lei nº 11.941/09), excluindo-se da base da cálculo, lado outro, o valor referente às férias proporcionais +1/3, as quais deverão ser calculadas em estrita observância à proporcionalidade da remuneração mensal percebida pelo obreiro e o lapso temporal da avença informada pelas partes. O recolhimento deverá ser realizado no prazo de 20 dias após a publicação da presente decisão homologatória, sob pena de execução nestes autos. O (A) reclamado (a) deverá comprovar ser optante do SIMPLES.

Registre-se que a ausência de reconhecimento de vínculo empregatício não constitui óbice ao recolhimento da contribuição previdenciária, sendo a matéria tratada no art. 43, § 1º, da Lei nº 8.212/91, bem como no art. 276, § 9º, do Decreto nº 3.048/99.

Em caso de descumprimento do presente acordo, inclusive a não comprovação do (s) recolhimento (s) obrigatório (s), a EXECUÇÃO se processará de imediato, com as multas aqui aplicadas, ficando, de logo, cientes as partes que serão utilizados, conforme o caso, os convênios SISBAJUD, INFOJUD E RENAJUD, inclusive em relação a todos os sócios integrantes do quadro societário da empresa, independentemente da expedição de mandado de citação, bem como que será realizada a inscrição do seu nome no Banco Nacional de Devedores Trabalhistas – BNDT e SERASA, conforme disposto no art. 642-A da CLT e seus regulamentos.

Custas no importe de 2% sobre o valor do acordo, observando-se o mínimo legal de R$ 10,64, a serem recolhidas pela Reclamada no prazo de 20 dias após a publicação da presente decisão homologatória.

Por fim, inexistindo crédito a ser executado ou obrigação remanescente, registrem-se os valores e remetam-se os autos ao arquivo definitivo.

Assim, diante das razões expostas, conheço dos embargos de declaração e, no mérito, dou-lhes provimento para homologar o acordo ID 02f3897 na forma regulada na presente decisão, tornando sem efeito a decisão ID f2cd342.

DISPOSITIVO

ISTO POSTO, decide este Juízo conhecer e, no mérito, ACOLHER os Embargos de Declaração interpostos por FOCKINK INDÚSTRIAS ELÉTRICAS LTDA para para homologar o acordo ID 02f3897 na forma acima indicada, tornando sem efeito a decisão anterior (ID f2cd342).

Ciência às partes acordantes.



SÃO GONCALO DO AMARANTE/CE, 23 de dezembro de 2020.


FERNANDA MONTEIRO LIMA VERDE
Juiz do Trabalho Titular

Disponível em: https://trt-7.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/1150180779/homologacao-da-transacao-extrajudicial-9697720205070039-ce/inteiro-teor-1150180792