Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT/CE inicia implantação do Sistema de Gestão por Competências

    Uma palestra com consultor Rogério Leme marcou o início da implantação do Sistema de Gestão por Competências no Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE). O evento reuniu, na sexta-feira (27/9), gestores e magistrados da Justiça do Trabalho no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará.

    Não se pode mais conceber uma administração que prescinda de uma gestão por competência afinada com a missão e a visão de futuro da instituição, afirmou a presidente do TRT/CE, desembargadora Roseli Alencar. Para ela, a capacidade de o Tribunal gerar melhores resultados depende das competências, do engajamento e da integração dos servidores. Estamos dando um passo certo para alcançar a nossa visão de futuro, ressaltou.

    Gestão por competências é conduzir as pessoas para que elas possam atingir a visão da instituição, por meio de suas competências técnicas e comportamentais, definiu o especialista Rogério Leme, sócio da Leme Consultoria, empresa contrata para implantar a gestão por competências no Regional. Nesta primeira etapa, a gestão por competências será aplicada exclusivamente aos gestores (servidores com cargos de confiança e funções de chefias).

    De acordo com o consultor, a metodologia adotada permite traçar o perfil ideal dos servidores para cada posto de trabalho e identificar os gaps (deficiências existentes). A partir da identificação dessas lacunas, será elaborado um plano de desenvolvimento das competências necessárias para um melhor desempenho profissional. Não basta avaliar, é preciso preparar os gestores. Nós queremos transformar as pessoas para alcançarmos melhores resultados.

    No final do encontro foi realizado um levantamento de dados para um inventário comportamental da instituição. Nas próximas etapas serão feitos o mapeamento e a avaliação de competências, para identificar as necessidades de treinamento de cada gestor. Esse é o grande objetivo do projeto, identificar as necessidades de capacitação para que a gente possa investir nos recursos que nós temos, afirmou o especialista.

    As diretrizes a serem adotadas pelos tribunais para implantar a gestão de pessoas por competências foram definidas pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho, com a resolução Nº 92/2012, publicada em março do ano passado. Um dos Regionais onde a gestão de competências já funciona é o TRT da 8ª Região. O processo começou no Pará e no Amapá há aproximadamente quatro anos. Atualmente, eles estão concluindo a definição de competências dos servidores.

    Veja mais fotos aqui

    • Publicações3206
    • Seguidores630465
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-ce-inicia-implantacao-do-sistema-de-gestao-por-competencias/100696660

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)